Skip to main content

Após procedimentos estéticos, cirurgias ou pancadas é comum o surgimento de marcas roxas na pele do local afetado. Essas marcas arroxeadas são conhecidas como equimoses ou hematomas, a depender do seu tamanho, e ocorrem quando o sangue que circula dentro de veias e artérias deixa o interior desses vasos sanguíneos e acumula-se sob a pele ou até mesmo dentro de órgãos importantes, deixando de exercer sua função.

No entanto, quando os hematomas começam a surgir espontaneamente em vários locais do corpo, sem que tenha ocorrido um trauma direto na região, é preciso considerar a possibilidade de distúrbios da coagulação sanguínea. Alterações nas plaquetas ou nos fatores de coagulação podem tornar o sangue mais propenso a formar hematomas com maior facilidade e sem causa aparente.

Algumas pessoas podem ter uma tendência maior a formar hematomas, e o uso de medicamentos como aspirina também pode influenciar na coagulação sanguínea, aumentando ainda mais sua ocorrência.

Além do aparecimento de hematomas, a associação com outras manifestações clínicas, como sangramentos em gengiva e nariz, febre, fraqueza ou perda de peso podem sugerir alguma doença mais grave do sangue, como leucemia aguda (um tipo de câncer que leva à produção anormal de células sanguíneas), aplasia de medula (quando há uma produção menor de células do sangue) e outras doenças infecciosas, incluindo dengue e febre amarela.

Se você está vivenciando esses sintomas ou possui hematomas frequentes e espontâneos é fundamental buscar atendimento médico.

Cuide da sua saúde sanguínea!

Leave a Reply

Agendar
1
Agende via WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Posso te ajudar?