Skip to main content

O linfoma é um tipo de câncer dos linfonodos, também conhecidos , popularmente , como ínguas.
Eles são parte do sistema imunológico e aonde ocorre maturação dos linfócitos, células responsáveis por parte da defesa do nosso organismo.

O linfoma é considerado um câncer hematológico, como a leucemia, mas com uma diferença fundamental: no linfoma, o câncer se desenvolve nos linfonodos e baço, enquanto a leucemia ocorre na medula óssea.

As causas do linfoma podem ser diversas, envolvendo fatores genéticos, ambientais e até infecções prévias, como o vírus Epstein-Barr.

Existem duas categorias principais de linfomas: Hodgkin e não Hodgkin. Ambos podem ter sintomas semelhantes, mas diferem no prognóstico e na progressão da doença.

Os sintomas iniciais podem ser inespecíficos, incluindo febre, suores noturnos, perda de peso, coceira pelo corpo e fraqueza geral. Posteriormente, um inchaço indolor dos linfonodos, conhecido como “ínguas,” pode se desenvolver.

É importante notar que nem todo aumento dos linfonodos significa necessariamente um linfoma, pois isso pode ser causado por infecções, como amigdalite. No entanto, nos linfomas, o aumento dos gânglios é progressivo e não está associado a infecções conhecidas. Outros sintomas incluem o aparecimento de linfonodos em locais incomuns e dor abdominal, frequentemente relacionada a um baço aumentado.

Se você apresentar algum desses sintomas, é fundamental buscar orientação de um hematologista

Leave a Reply

Agendar
1
Agende via WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Posso te ajudar?