Skip to main content

A anemia falciforme é uma condição hereditária caracterizada pela deformação dos glóbulos vermelhos, assumindo a forma de uma foice ou meia lua. Essa alteração compromete a circulação sanguínea, dificultando a passagem pelo sistema vascular de pequeno calibre e afetando a distribuição adequada de oxigênio no corpo.

Embora as causas sejam de natureza genética, a prevalência é maior em indivíduos negros devido a fatores genéticos. No entanto, é possível encontrar casos em pessoas brancas.

Portadores do traço da anemia falciforme, que possuem apenas um gene alterado, não apresentam sintomas da doença. A manifestação ocorre quando ambos os progenitores carregam o gene modificado.

Os sintomas incluem dores intensas nos ossos e articulações devido à inadequada oxigenação sanguínea, palidez, icterícia resultante da rápida destruição dos glóbulos vermelhos e acúmulo de bilirrubina, atraso no crescimento, suscetibilidade a infecções devido aos danos ao baço causados pelos glóbulos vermelhos, além de crises agudas de dor abdominal e lombar. O priapismo, uma condição de ereção persistente e dolorosa, também pode ser observado.

Leave a Reply

Agendar
1
Agende via WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Posso te ajudar?